26/10/2010

ELP - 30 ANOS SEPARADOS.

30 anos da separação de Emerson, Lake And Palmer

Lá bem no finalzinho da década de 70, uma triste notícia. No dia 30 de dezembro de 1979, o trio Emerson, Lake & Palmer anunciou o fim de suas atividades.

A banda foi formada na Inglaterra em 1970, por Keith Emerson (ex-The Nice), Greg Lake (ex-King Crimson) e Carl Palmer. Na onda da "lisergia" do final dos anos 60 e início dos 70, o ELP logo chamou a atenção com o seu rock progressivo e sinfônico, em uma sonoridade cheia de teclados e sintetizadores.

Influenciado pela música clássica de Johann Sebastian Bach e Béla Bartók, o trio fazia um som grandioso e extremamente original.Tão original que o trio já fez imenso sucesso com o seu álbum de estreia (que levava o mesmo nome da banda), que contava com sucessos como "The Barbarian" e "Lucky Man", esta última, inclusive, foi gravada apenas para preencher um espaço vazio no Lado B do LP.

Ainda em 1970, o ELP se apresentou com grande sucesso no festival "Isle Of Wight". Nos nove anos de sua existência, o Emerson, Lake & Palmer gravou oito álbuns de estúdio ("Emerson, Lake & Palmer, "Tarkus, "Pictures At An Exhibition", "Trilogy", "Brain Salad Surgery", "Works, Vol. 1", "Works, Vol. 2" e "Love Beach"), que deram origem a sucessos como "Hoedown", "The Sage", "Nutrocker" e "Knife Edge".

No apagar das luzes dos anos 70, o trio anunciou a sua dissolução, e seus integrantes partiram para carreiras solo ou em outros conjuntos. Em 1985, Greg Lake e Keith Emerson se juntaram novamente para formar o Emerson, Lake e Powell, juntamente com o baterista Cozy Powell - Carl Palmer preferiu continuar na sua banda Asia.

Finalmente, em 1991, os três integrantes originais se reuniram, e o resultado foi o mediano álbum "Black Moon", lançado no ano seguinte. "In The Hot Seat", que saiu em 1994, originou uma grande turnê de despedida, que perdurou até 1998, passando, inclusive, pelo Brasil.

No dia 25 de julho de 2010, Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer vão se reencontrar novamente em cima do palco, em uma apresentação em Londres, para comemorar os 40 anos de carreira do trio.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, como eu curti Emerson, Lake a& Palmer. Bacana demais vcs escreverem sobre eles que marcaram demais na juventude de tanta gente boa e com um nível de consciência musical legal. Assim como vcs Dery e Efrank, eles eram virtuosos. Muita luz sempre e sucesso meus queridos amigos! Beijos!